quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Iandê Albuquerque

Ela está solteira, sente-se inteira e é feliz! Ela está solteira, sim, mas não sozinha! Ela tem andado muito bem com a companhia dela mesma. Ela é inteira demais para aceitar ser amada pela metade. Ela é intensa demais para aceitar gente de menos, e é por isso que ela decidiu ficar sozinha hoje, ela passou a acreditar que é melhor estar sozinha do que mal acompanhada. Ela está solteira, e está tudo bem assim. Ela não encontrou ninguém tão incrível o suficiente para mudar isso. E para falar a verdade, ela anda com preguiça de procurar por aí. Ela encontrou a si mesma e isso já é o suficiente agora.
Ela não precisa de ninguém para se completar porque já está completa e nem precisa de alguém para se sentir feliz, porque ela, por si só, é o bastante. Ela gosta de sair por aí, aproveitar ao máximo o que a vida lhe oferece, mas adora apreciar um filme sozinha num sábado à noite. Ela gosta de uma boa conversa, de se sentar numa mesa de bar a ouvir uma banda tocar enquanto conversa sobre o tempo, cinema, família, futebol, sobre o mundo, mas ela ama também colocar os fones de ouvido, caminhar sem rumo, entrar no mundo só seu e ficar lá por um tempo, como se todo o universo ao seu redor parasse de existir.
Ela gosta de receber elogios, mas ama olhar-se no espelho e ter a certeza disso. Ela acha bonito acordar ao receber mensagens de ”bom dia”, ”estou com saudades” às 6 horas da manhã, mas ama dormir até tarde e acordar depois das 11. Para ela, essas mensagens não fazem assim tanta falta. Ela é independente, quase sempre. É vaidosa, mas tem dias em que apenas acorda, amarra o cabelo e vai. Ela é doce, mas sabe ser um tanto amarga também. Ela está solteira porque, simplesmente, decidiu estar assim. Algumas decepções, mais alguns enganos. Ela tinha tudo para se trancar, mas preferiu viver e sorrir. Ela já perdeu o chão tantas vezes que acabou por aprender a flutuar. Ela perdeu o teto e aprendeu a admirar as estrelas. Perdeu alguém que não valia a pena e apaixonou-se por si mesma.
Um dia ela já quis ficar nos braços de alguém, deitar no colo e nem perceber a passagem do tempo, mas hoje o que ela quer mesmo é mergulhar na vida e deixar-se levar. Não adianta dizer o quanto o sorriso dela é lindo, porque ela já sabe. Não adianta prometer mil e uma coisas, porque ela sabe quando tu não serás capaz de cumprir. Ela já errou bastante, já amou bastante, já se enganou bastante. Agora ela só quer dançar, sorrir e viajar. Ela não quer mais mergulhar, anda cansada de profundezas. Ela só quer ficar na água rasa, ouvir uma boa música, sentir o mar a tocar nos seus pés e que o amor a encontre pelo caminho! Ela cansou de ser só gota, agora é oceano.
Sabes aquele tipo de ser que pensa demais e acaba por se magoar por antecipação? Ela já foi assim um dia. Agora ela só quer curtir sem pensar no que vai acontecer amanhã. Não há forma de imaginar o que pode acontecer amanhã, e é por isso que ela vive o hoje, intensamente. Ela já esperou demais, já depositou expectativas demais em quem foi de menos, agora ela aprendeu que surpresas são bem melhores do que promessas.
Depois de uma conversa com ela mesma, ela decidiu mudar algumas coisas de lugar. Empurrar a dor para o lado de fora, deixar que entre apenas aquilo que for capaz de somar. E agora, ela diz que simplesmente não quer alguém para dividir as pipocas do cinema. Ela valoriza mais a pessoa do que a companhia.

sábado, 17 de dezembro de 2016

Márcio Rodrigues

Dá para perceber quando alguém não te quer. O problema é que, às vezes, tu não queres acreditar nisso. Ninguém quer. E a prova é a tua admirável insistência em mudares as tuas atitudes de modo a confirmar se, caso fizesses algo diferente, o resultado seria diferente. Sabes quando tu tentas uma coisa – sei lá, tipo tentar chamar a atenção de uma determinada forma ou puxar um determinado assunto – e não dá certo e por isso tu começas a pensar em outra coisa. Não dá certo. Pensas na próxima. Pensas em várias. Pensas muito. Fazes tudo, mas tudo o que tu fazes parece não mudar nada. Este és tu. Este somos nós. Todos somos assim. Amor-próprio é algo tão bonito de se falar e ler em imagens na internet, não é? Mas praticar este amor é que é complicado. Um coração apaixonado não obedece a comandos do cérebro. E o tempo para que tudo se esclareça varia de pessoa para pessoa. Cada um tem o seu tempo.
Só que dá para perceber quando alguém não te quer. E perceber isso é um atalho para evitar sofrer. Por mais que tu acredites no que sentes e sejas uma daquelas pessoas persistentes, reserva um tempo e algum ar fresco para avaliar o resultado das tuas atitudes. Tenta perceber os sinais antes de começares a justificar os porquês. Tenta perceber a intensidade com que recebes as respostas, tenta perceber as reações depois das tuas palavras, tenta perceber se te estão ou não a despistar, tenta perceber o quanto tu estás (ou não) a remar numa canoa furada. Tenta perceber e tenta convencer-te. É preciso convencer-se de que os “haha” são reais. É preciso convencer-se de que o “hoje não vai dar” é só uma nova (velha) desculpa. Dá para perceber quando alguém não te quer. Mas dói. Dói porque nós começamos a perguntar a nós próprios os porquês. Nós começamos a pensar se é a nossa aparência, se é o nosso estilo de vida, se é o nosso senso de humor, se é a nossa vida profissional, se é a casa onde moramos, a fase da vida, o tamanho dos sonhos ou a preferência pelo ketchup ao invés de mostarda. Nós começamos a questionar tudo. Quando tu percebes que alguém não te quer, vai doer. Vai doer mas vai passar. E, a julgar pelo ciclo natural das coisas, quanto mais rápida é a dor, mais rápido nós chegamos ao amor. Todo o fim de uma dor é um recomeço para o amor. Tenta perceber se esse alguém te quer. Avalia os teus esforços e os resultados.
Sempre que esse alguém te responder um “esta semana não vai dar, mas vamos combinar depois”, considera responder um “vamos sim, não me importo se for hoje!” noutra janela do chat. Considera que talvez tu queiras alguém que não te quer. O sentimento que tu guardas é tão bonito quanto invencível. Só que há gente que não gosta de aproveitar as oportunidades de ser feliz. Ou simplesmente estão com a cabeça noutro lugar, longe demais para perceber que a felicidade lhes está a bater à porta. Mas lembra-te: o fim de um sofrimento pode significar o começo de um amor, desta vez verdadeiro e recíproco. Esquece o que já sentiste e lembra-te do que ainda irás sentir.


terça-feira, 13 de dezembro de 2016


Mereces que te diga que tens sempre razão. Que tudo acontece como tu dizes, já por isso ouço com toda a atenção todas as tuas palavras sábias, porque tens, tu tens e transmites muita saberia. E paz. Tranquilidade. Talvez seja uma das coisas que seja mais parecida contigo, a paz que existe dentro de nós. O essencial é isso.
De mim sabes tudo. Tudo. Não há nada que tu não saibas. Convives comigo há 23 anos diariamente. Sabes tudo de mim. Sabes quando estou chateada irritada ou triste. Sabes quando estou feliz, quando sabes que algo bom me aconteceu. Olhas para mim, perguntas como correu o dia. Sentaste ao meu lado a mostrar e a lembrar fotos sem fim. Sorris comigo. Choras comigo. Sofres pelo que eu sofro. Sabes o que eu gosto de comer, desde intensidade do sal à quantidade de açúcar que meto no café.
Sabes quando dormi mal, sabes quando tive a chorar, sabes quando os meus olhos falam por mim.
Sabes o tempo que perco a arranjar -me, sabes quando quero estar sozinha e quando preciso de alguma coisa.
Sabes o que nos une. És minha irmã. És do meu sangue. És parte de mim. És bem parte do meu bem estar. Da minha saúde mental. És a minha grande conselheira. És voz da razão. És a perspicácia em pessoa. Sabes falar, ouvir, pensar e sabes viver. Tens tudo para ser feliz. Tens tudo o que a vida pode querer para ser vivida. tens tudo para ser uma excelente mãe e até um óptimo pai se um dia fosse preciso. Nasceste preparada para a vida. Tens uma força admirável.
Tenho um grande e incrível orgulho em ti. Na pessoa que és. No que aprecias no mundo.
O meu destino e agradeço por isso, é ter te comigo. É estar ao teu lado, sempre.
Foi a minha maior sorte, ter te a ti como uma irmã. Só podias ser tu.
Obrigado Joana. Espero aos 27 estar como tu. Não tem preço e nada paga tudo o que já fizeste por mim.

 (embora não tenhas, nem nunca tiveste redes sociais, sei que me lês, aqui, na minha casa)

domingo, 4 de dezembro de 2016