Fala pouco, nunca alto, fala devagar e com cuidado, fala menos do teu coração do que gostarias porque nunca sabes se tu, ou ele, te mentem. Mantém serenas as tuas palavras e nunca murmures o que queres dizer. Mostra o que vales com o que dizes, sem nunca te comprometeres. Sê fria e fugida como uma gota de chuva, bela e fresca como uma flor de manha, sê quem sonhas e quem desejas, mas guarda os teus segredos na despensa como um cesto de cerejas.
Fala pouco, nunca de ti, do teu passado e dos teus medos. Fala dos sonhos e dos desejos, mas cala os mais ousados e perfeitos. Não partilhes lágrimas nem tristezas, são coisas só tuas que assustam dos homens. Nunca mostres medo de perder o teu amado, nunca lhe digas o quanto lhe queres.
Usa a tua sensatez como escudo, guarda a tristeza numa caixa. Não abuses da sinceridade nem te escondas da verdade. Segue sempre o teu caminho e não olhes para trás. Se dura com os outros na justa medida em que eles são duros contigo. E se sentires por perto a faca de uma traição, ataca primeiro o outro coração. Nunca tenhas medo dos homens, mas lembra-te de que eles podem ter medo de ti. Tenta ouvi-los quando não falam, deixa-lhes espaço para respirar. Não queiras tudo de uma vez, não peças o que não te podem dar.
Mas calma e segurança, mas não vás dois passos á frente. Aprende a ficar quieta quando o mundo te pede que te movas. Aprende a calar se queres que se calem. Aprende a ouvir nos gestos, quem te quer bem quando te abraça e quem te quer mal quando te beija.
Ouve a voz do teu coração, mas não deixes mais ninguém ouvir. Nunca te esqueças de arrumar gavetas das tuas memórias antes de deixar alguém entrar na tua vida.
Fala pouco, devagar, para teres a certeza de que serás ouvida. Fala de tudo e de nada, não te cales se fores interrompida. Fala do mundo e do tempo, pouco dos outros de nada de ti. Elogia quem te faz bem, afasta do teu caminho quem te quis fazer mal. Lembra-te de que o orgulho tem mais força do que lágrimas e suspiros. Guarda as dores dentro do peito, ou transforma-as em risos.
Sê sensata e delicada, tranquila e generosa. Sê discreta e calada, sê bonita de graciosa. Caminha como quem plana, senta-te como uma princesa. Sai antes do tempo, para que nunca se cansem de ti. Volta quando não te esperam, fica apenas quando te pedem. Ri-te das piadas dos outros, mesmo que não tenham graça. Trata bem quem não conheces, desconfia de quem te quer bem de repente. Fica atenta aos sinais, nunca baixes a guarda; pede concelhos aos velhos, mas não faças o que eles te dizem.
Fala baixo, mesmo quando é contigo e ninguém te pode ouvir. Fala com o teu coração, mas não esperes que ele te diga sempre o que queres ouvir.
E quando não souberes que caminho deves seguir, descansa por um momento e pede o que queres ver, ouvir e sentir. Vais ver que consegues, se o mundo te ouvir.
2 comentários:
MINHAS DIVAS PREDILETAS
Todas estas mulheres abaixo citadas foram minhas Professoras, as quais Homenageio neste momento, com o mais Profundo Sentimento de Gratidão e Reconhecimento, que contribuíram para o meu Crescimento e Fortalecimento Intelectual. Seram sempre as Minhas Eternas Professoras.
1 - Teodora. Ensinou-me na Cartilha do A B C e a Tabuada, em um sitio chamado Cazumba.
No Colégio Arariense, na Cidade de Arari, tive o prazer de ter:
2 - Maria de Ribamar Martins Pereira - no Primeiro Ano A. - hoje reside na Áustria.
3 - Darcy Mendonça Correia - no Primeiro Ano B - ainda reside em Arari.
4 - Maria do Perpetuo Socorro Maciel ( Socorrinho ) - no Segundo Ano Primário - hoje reside em São Luís - Maranhão
5 - Maria Teresa Garcia - Terceiro Ano Primário - ainda reside em Arari
6 - Alzenir de Nazaré Pinheiro - Quarto Ano Primário - hoje reside em São Luís - Maranhão
Na fase Ginasial:
- Maria Aparecida Muniz - Extraordinária em Gramática, Língua e Literatura Portuguesa ( a Maria Aparecida, lia, escrevia e falava - Francês fluentemente )
- Maria Raimunda Santos ( Raimundinha ) - Belíssima em Geografia
- Maria do Bom Parto Figueiredo ( Figueiredo ) - Excelente em História Geral
- Creusinha Ribeiro - Muito atenta, muito dedicada, uma brava entusiasta para o Saber.
- Mariza Ericeira - De Biologia e Pedagogia. Quando os dicionários ainda não definiam o que é CHIC, está Senhora já esnobava : Elegância, Simplescidade, Finesa e Dedicação.
À todas estas o meu Respeito, o meu Apreço e a certeza que são pessoas importantes para mim.
À todas elas o meu Abraço, e o meu Contentamento por elas terem passado em minha Vida.
de todos os teus textos este é o que descordo completamente, tudo oq ue ta escrito, penso que devia ser feito ao contrario...
Enviar um comentário